quarta-feira, 30 de abril de 2008

Tomei a liberdade de colocar esse texto com um único objetivo:Qual a sua opinião?
Silvana Oliveira

Harmonia racial?!

Brasil: país tropical, terra do futebol, de mulatas bonitas e sensuais, da “harmonia racial” e de tantas outras maravilhas.
É engraçado saber que um país tão harmonioso racialmente tem seus negros tão injustiçados. Ao entrar num supermercado, por exemplo, o negro (na maioria das vezes) tem seus passos monitorados de perto por seguranças atentos. Porque isso? Então não há discriminação racial no Brasil??? O caso mais recente aqui em Recife envolveu a ex-rainha do carnaval de 2005 da cidade. Ao sair de uma das lojas do hipermercado Bompreço, a mulata foi abordada por estar portando um livro, que era de sua propriedade, e obrigada a mostrar a nota fiscal, a qual ela não tinha no momento. Então tentou explicar o mal entendido dizendo que estava a caminho da faculdade antes de entrar na loja... Foi surpreendida pela resposta dos seguranças, eles disseram que negro não tinha inteligência suficiente para entender uma leitura, nem para estudar, portanto aquilo seria produto de roubo. A universitária denunciou o caso numa delegacia da cidade, provou a propriedade do livro e processou a rede de lojas. Isso é harmonia racial??? A criança negra geralmente é motivo de chacotas e piadinhas de mau gosto na escola, o homem negro é ridicularizado por policiais, que deveriam servir e proteger sem importar a quem. O que mais falta para admitirmos que o povo desse país precisa mudar sua mentalidade e começar a respeitar as diferenças???
O preconceito contra o negro é histórico. Para a igreja, o negro não tinha alma, assim justificavam sua omissão em relação à escravidão negra. O que mais me irrita é o fato de maquiarmos o racismo que assola nosso país. Quem vive aqui, principalmente o negro, sabe muito bem do que estou falando. O mais engraçado é saber que a maior parte da população do nosso país é mestiça, não há ninguém de “raça pura” aqui não! Aliás, esse conceito de raça nem existe mais. Somos de uma etnia ampla, que absorveu cultura e traços de vários povos ao longo de sua história, mas infelizmente tem gente que ainda não enxerga isso.
Essa ilusão de harmonia racial que o mundo acredita existir aqui no Brasil, em parte, foi alimentada pelo escritor, sociólogo... pernambucano, Gilberto Freyre. Ele dizia que “os brancos, sentiam-se atraídos pelo carisma do negro e que por mais que fossem rígidos, tinham no negro escravo, um amigo”. Que existia certa atração é verdade; mas essa atração era sexual. Geralmente, senhores de engenho, satisfaziam seus desejos sexuais com as mucamas. Transformavam-nas em escravas sexuais, faziam com elas tudo que era proibido com suas nobres e honrosas esposas brancas. O próprio Freyre afirma em uma de suas mais importantes obras “Casa grande e senzala” que: “a mulher branca, é para casar, constituir família; e a negra, era para fu...”. Infelizmente, até hoje, é assim que funciona o sistema para alguns.
Outro ponto crítico, que confirma a desigualdade entre brancos e negros, é o “sistema de cotas para negros” nas universidades públicas e federais do nosso país. O estudante negro que conclui seus estudos na rede pública de ensino tem uma chance quase nula de conquistar uma vaga nessas entidades através do “peneirão” do vestibular; pois, seus concorrentes são, na sua maioria, jovens brancos da classe média alta, que cursaram toda sua vida escolar em colégios tradicionais e têm com isso uma base extremamente superior a deles. Por um lado, o projeto escancara para sociedade a real situação em que se encontra o jovem negro, sem oportunidades. Mas, por outro lado, no meu ponto de vista, essa medida acabará gerando discriminação contra o branco, que teve mérito para conquistar uma vaga, que terminará sendo retirada dele e entregue a um negro pelo “sistema de cotas”. Ainda bem, que com meu esforço, consegui uma vaga numa universidade federal; pois tenho certeza que depois que o “sistema de cotas” entrar em vigor, o negro que estudar, ralar, batalhar e que por mérito conseguir uma vaga numa federal, vai levar tapinha nas costas lá dentro e ouvir: “E aí negão, entrou nos 10% não foi? Tirou a vaga de um que estudou...”. Como mudar essa situação? Investir na melhoria do ensino público do nosso país, essa é a solução! Aumentar salários de professores; reciclá-los e estimulá-los a interagir mais com seus alunos, instigar a curiosidade deles, estimular o hábito à leitura, ao conhecimento, e assim transformá-los em reais candidatos a uma vaga no ensino superior gratuito nas instituições do nosso país.
No Brasil há um racismo maquiado, disfarçado, que é o pior de todos; porque não sabemos de onde, nem de quem vem, e assim não podemos combatê-lo. Sou totalmente anti-EUA, mas acho correto o fato de alguns habitantes norte-americanos expressarem abertamente seu racismo, pois assim é mais fácil de combatê-lo, pois se sabe de qual lado virá o chumbo; não é bala perdida como no Brasil não.
Acredito que a conscientização do povo brasileiro ainda vai tardar. A discriminação e o preconceito, ainda farão parte do nosso cotidiano, mas a partir do surgimento de projetos sociais educativos e da atuação de educadores capacitados, desde a formação das nossas crianças até sua formação no ensino superior, isso tudo irá mudar. Quem sabe numa geração futura não irão pensar assim: “Rapaz, há tempos atrás havia discriminação racial no mundo... Que absurdo! Como poderia haver isso se todos nós somos iguais?!”. Um Brasil sem desigualdade, um mundo melhor, esse é meu desejo, e com certeza o desejo de muitos outros também.



**Viviane Aquino** (Estudante de História)

**************************************************

terça-feira, 29 de abril de 2008

QUERO SABER QUEM É A GAROTA DA TOALHA!!!

VCS AMIGOS DO CODAI ME AJUDEM A ENCONTRAR ESSA INDIVIDUA
QUE ME LIGOU NUM SEI DE QUE HORAS DA NOITE PARA ME ACEDIAR
DIZENDO QUE ESTAVA DE TOALHA E ERA AFIM DE MIM E ISSO NÃO É
BOM PQ EU SOU FIEL SIM E TB SEI QUE ESTA PESSOA É DO CODAI, ENTÃO
AMIGOS CODAIANOS ME PERGUNTES MAIS INFORMAÇÕES E ME AJUDE
A ENCONTRAR ESSA SAFADA.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Prova de PA 2

A prova de PA 2 estava super fácil para quem estudou claro!!!!!!!!!!!!!!! Teve até quem não soubesse que hoje tinha prova... Porém faltaram alguns alunos como: Diego Victor e Amanda Kelly, onde será que eles estavão?!!!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Terça,22/4/2008, aula de PV1 (graças a Deus não foi na sala)
Visita à Estação Experimenta de cana-de-açúcar da UFRPE.
A viagem não foi melhor por falta dos bagunceiros: Diego e Gustavo, mas deu p/ curtirmos.
Comemoramos o niver de Silvana que foi um dia antes (21/04) com direito a parabéns e tudo.
No final da "festa" o povo játava p/ lá de bagdá. Teve gente dançando na boquinha da garrafa, outros tomando bebida diretamente na garrafa;
Teve gente se escondendo;





















E essa foto aí, tá meio estranha né?
O que a mão de Emanuel tá fazendo aí?
iiiii Silvana, que é isso, com Emanuel tb?
rsrsrs..

sexta-feira, 18 de abril de 2008

PERU DE FOTO!!!


Gente fala sério 99,999999% das fotos tem Gustavo,isso é q é gostar de aparecer!!!

temos q tomar uma providência! já basta ver ele todos os dias na escola,e quando vou olhar meu orkut ou o blog so dá ele !

Eu tenho algumas opções para acabar com isso:


  1. Nós nos escondermos quando for bater foto!

  2. Levamos uma corda e amarramos ele para q ele não corra e apareça na foto!

  3. mandamos ele bater as fotos!

Alguém q tiver mas idéias pode opinar!


isso é um absurdo...


quinta-feira, 17 de abril de 2008

O garanhao do codai


Gente a mais nova de Gustavo, fala sério aliás essa é velha só não tinha contado pra ninguém. ATENÇÃO!!!!


quem diria gustavo tanto tentou que conseguiu mas logo com a mulher de que ?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk de don diego , ela bem que tentou esconder o rosto mais nao teve jeito vc ta vendo, pocha.mais nao se preocupe don diego eu so vou contar pra duas pessoas vc e o resto do mundo!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e duro ser traido, resumindo e duro ser corno kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

ass: nessa

segunda-feira, 14 de abril de 2008

NO MATO É BEM MELHOR °°)




Sinceramente a aula de Produção Vegetal 1 só é boa no campo com as aulas práticas de plantio.
Em plena segunda-feira, Dia Internacional da Ressaca, ficar na sala de aula só ouvindo o professor falar sobre fórmulas químicas e ainda tentar entender sua explicação nos cálculos químicos para uma adubação correta nos solos ricos e pobres, é um castigo e tanto para nós alunos. É nos obrigar a olhar tediosamente para o teto da sala e pensar em coisas nada a ver com a aula, é fazer alguns alunos desenharem casinhas e mangás nos seus cadernos e outros dormirem profundamente chegando ao ponto de babarem na cadeira e depois acordarem desorientados na hora do exercício.
Bem que o nosso professor tenta descontrair a aula com algumas perguntas diretas e até mesmo com conversas variadas, mas não adianta... a sua aula só é boa mesmo no mato ;)




sábado, 12 de abril de 2008

Temos que aprender a filar.

Sexta-feira houve aula de Topografia,a maior parte dos alunos faltaram.
O professor Célio Saraiva apareceu com uma didática de ensino bem diferente da que estamos acostumados a ver.Na aula dele temos que "filar". É issom mesmo,ele disse que teríamos que aprender a "filar".
Em caso de dúvida sobre algum exercício,perguntar ao colega que saiba fazer,desta forma,vc e o colega que lhe ensinou vai ganhar ponto,vc por ter perguntado e ele por ter te ensinado.
Seu método de avaliação é por aula. Em cada aula ele vai passar um exercício p/ fazermos em casa e levarmos na próxima aula. Cada exercício vai valer algum ponto.
Ah ,ele raramente faz chamada,a presença vai ser através da entrega dos exercícios.
E p/ começar,ele passou um exercício:
Comprar um cano de 50 mm medindo 70 cm de comprimento e 2 tampões p/ o cano.
Colar um dos tampões no cano e o outro só encaixar.
Em seguida amarrar um cordão no cano p/ que vc possa carregar com facilidade.
É + ou - como mostra a foto,só que branco.
Sim,tb temos que comprar duas folhas de papel 40 .
Os procedimentos com a folha eu explico na sala.
OBS.:Segunda é prova de Djalma em São Lourenço.

Nathalia Sobral

quarta-feira, 9 de abril de 2008

4ª EXPOAGRO - Parque de Exposição do Cordeiro


Quarta-Feira, aula de Ricardo Wagner,mas dessa vez no Parque de Exposição do Cordeiro(4ª EXPOAGRO).Praticamente toda a turma do 1º período de agropecuária do CODAI compareceu,com excessão das Amandas: Milena e Keli.
Durante a aula Ricardo mostrou algumas características das raças Nelore e Guzerá.Quem esperava ver alguma cabra se decepicionou,não tinha nem uma,o motivo,simplismente não as levaram para a exposição.
Segundo o nosso amigo Diego,a exposição estava fraca esse ano (se comparada ao ano passado - 2007).Quase não se consegue comprar leite numa exposição de gado leiteiro!Brasil...
Contudo, deu pra todos se divertirem,teve até quem montasse nos pôneis (inclusive eu),mas acho que um deles não gostou de Patrícia,quando ela foi subir nele,ele pinotou.O criador deles disse que foi porque ela sentou muito atrás,mas podia ficar tranquila que ele era manso.Então ela subiu novamente,e dessa vez ele ficou quieto.
Gustavo como sempre muito empolgado com os animais,queria até arranjar um estágio lá(na exposição).
Amanhã 10/04/2008 tem aula da Prof. Edna com o móulo de PA2. Não esqueçam de levar a pesquisa sobre placenta e cordão umbilical.

Nathalia Sobral.